O post de hoje é uma pequena introdução a uma das minhas ferramentas de qualidade preferidas: o FMEA. Não tenho a intenção de apresentar aqui uma apostila completa sobre a ferramenta, isto é só uma breve introdução para quem não conhece esta técnica de análise preventiva das falhas potências de seus projetos ou processos. O material abaixo é uma apanhado de varias apostilas e demais materiais coletados na internet á alguns anos, todas as imagens foram retiradas da internet.Quem tiver maior interesse na aplicação desta ferramenta, procure o manual FMEA do IATF, é uma ótima leitura, recomendo.
FMEA - CONSIDERAÇÕES INICIAIS
FAILURE MODE AND EFFECT ANALYSIS -
FMEA- " É uma técnica analítica que tem por objetivo assegurar que o risco
de ocorrer uma falha potencial relacionada a um determinado sistema, produto ou
componente, com base em seu projeto ou
em seu processo de manufatura, tenha sido analisado, e tenham sido tomadas
ações corretivas e preventivas necessárias para evitá-la".
Apesar de sempre terem sido realizadas
análises semelhantes nos projetos e processos de manufatura, as primeiras
aplicações formais e sistemáticas desses estudos foram uma inovação da
indústria aeroespacial norte americana (NASA).
Com a evolução dos Sistemas da
Qualidade e notadamente em organizações de ponta, a adoção do FMEA passa a ser
hoje uma exigência adicional, incorporada nos procedimentos para o desenvolvimento de produtos e processos, com
a finalidade de assegurar o mínimo risco no atendimento aos requisitos que
satisfaçam as necessidades dos clientes.
Devido ao compromisso de uma empresa
em melhorar continuamente seus produtos e processos, é importante a utilização
sistemática do FMEA como técnica disciplinada para identificar e ajudar a
eliminar problemas potenciais.
Os estudos de FMEA são classificados
em dois tipos principais:
FMEA de Projeto
(DFMEA- Design Failure Mode and Effect Analysis)
FMEA de
Processo (PFMEA- Process Failure Mode and Effect Analysis)
Os estudos de FMEA devem ser sempre
desenvolvidos por uma equipe multidisciplinar,
com domínio do tema a ser analisado, reunindo, no âmbito industrial,
profissionais com conhecimento e experiência em projeto, manufatura, montagem,
assistência técnica, manutenção, qualidade e confiabilidade e, recursos humanos.
Um dos fatores de sucesso na
implementação do FMEA é o momento
oportuno para sua execução. Deve ser realizado "antes do evento
ocorrer", e não transformar-se, única e exclusivamente, em um exercício
analítico realizado "após o fato ter ocorrido".
Isso quer dizer que para se obter os
melhores resultados, o estudo deve ser feito "antes que um modo de
falha,(decorrente do projeto ou do processo), seja incorporado a um produto ou
serviço, sem ter sido previamente identificado e controlado".
O tempo investido na execução de um
estudo de FMEA, no início do projeto de um produto ou de um processo, - quando
alterações de projeto e de processo podem ser implementadas mais facilmente e
com menor custo - irá minimizar crises e custos adicionais provocados por alterações
tardias.
FMEA DE PROJETO
A Finalidade do FMEA de projeto é
Identificar e analisar as falhas potenciais que um produto / sistema /
componente / ou serviço possa
apresentar, associadas diretamente ao seu projeto, assegurando medidas
preventivas (no projeto), que evitem sua manifestação posterior".
Um estudo de FMEA de projeto, não deve
contar com controles do processo de manufatura ou do processo de prestação de
um serviço, para atenuar as deficiências
potenciais do projeto.
O
FMEA de Projeto:
·
Identifica
os modos de falhas potenciais do produto / sistema/ componente/serviço
·
Avalia
os efeitos potenciais dessas falhas no cliente.
·
Identifica
as causas potenciais dessa falhas no projeto e as variáveis que deverão ser
controladas para redução da ocorrência (prevenção) e/ou melhoria da eficácia da
detecção das falhas, durante o desenvolvimento do projeto.
·
Quantifica
e classifica os modos de falha potenciais, estabelecendo um sistema de
priorização para a tomada de ações corretivas e preventivas, durante o
desenvolvimento do projeto.
·
Documenta
os resultados do processo de desenvolvimento e validação do projeto, conforme
especificado no estudo.
FMEA DE PROCESSO
A Finalidade do FMEA de processo é
Identificar e analisar as falhas potenciais inerentes ao processo de manufatura
de um componente / produto / sistema, ou inerentes ao processo de prestação de
um serviço, assegurando medidas preventivas e de controle (no processo) que
assegurem as características do produto conforme especificadas em seu projeto.
Um estudo de FMEA de Processo não deve
contar com as alterações de projeto para atenuar deficiências potenciais do
processo.
Para
tanto assume-se, por princípio, que o produto/ serviço, da forma como foi
projetado, irá atender ao objetivo do projeto. Falhas potenciais que podem
ocorrer por deficiência do projeto, são tratadas no FMEA de Projeto.
Adota a mesma seqüência metodológica utilizada no FMEA de Projeto (
acima citada), partindo da identificação dos modos de falhas potenciais do
processo relacionadas ao produto, avaliando seus efeitos potenciais no cliente
( interno e externo), identificando as causas potenciais de falhas do processo,
as variáveis ou características a serem controladas para minimizar a ocorrência
ou melhorar a eficácia em sua detecção, estabelecendo um sistema de priorização
para ações corretivas e preventivas.
Conceitos
Falha Potencial
"É
uma não- conformidade potencial (que poderá ocorrer) no funcionamento ou
características de uma peça, componente, sistema ou serviço e relacionada às
características ou aos parâmetros de desempenho de um produto ou de um serviço,
conforme previamente especificado".
Modo de Falha Potencial
"É
a maneira pela qual a falha potencial se manifestaria".
Em
Projetos, é definido como a maneira pela qual uma peça/ componente/ sistema ou
sub-sistema potencialmente falharia ao cumprir sua função.
Pergunta-se:
Como poderia este componente, esta peça, este serviço, etc...... falhar?
Um
componente poderia trincar, deformar, corroer, dobrar, desgastar
prematuramente, abrir, aquecer, despressurizar, não transmitir algo, etc. ?
Um
serviço poderia não estar de acordo com o requerido, não atender a um parâmetro estabelecido, atrasar, custar
mais, etc. ?
Em
processos, é definido como a maneira pela qual um processo de manufatura, de
prestação de um serviço, potencialmente falharia em atender aos requisitos
especificados no projeto.
Pergunta-se:
Como poderia este processo falhar ? Como o componente em questão ou o serviço
se apresentaria ?
Um
componente poderia se apresentar com rebarbas, danificado, deformado, sujo,
trincado, em curto- circuito, fora das medidas, poroso, contaminado, etc.?
Um
serviço poderia se apresentar fora do especificado, incompleto, fora do prazo,
com interrupções, com esperas, etc.?
Efeito da Falha
É
definido como a forma através da qual a falha potencial seria percebida,
sentida ou mesmo observada pelo cliente. É aquilo que o cliente percebe
de "errado". Deve ser sempre expresso em termos de desempenho /
resultado observado.
A
luz não acende, o computador "trava", o motor falha, interrompe o
contato, chiados no som, não consegue montar, etc.
O
serviço percebido pelo cliente é diferente do solicitado, não resolveu o
problema existente do cliente, demorou além do previsto, teve de ser refeito,
etc?
É
importante notar que um efeito de uma falha potencial poderá se manifestar
tanto para o cliente externo quanto para o cliente interno.
Exemplo:
o cliente da próxima etapa de um processo produtivo, poderá sentir o efeito de
uma falha potencial que poderia ocorrer no estágio anterior. Uma falha
potencial de um processo de compras poderá afetar inicialmente os clientes
internos, podendo também afetar, conforme o caso, o próprio cliente externo.
Índice de Severidade (S)
É
um índice que avalia a estimativa da gravidade do efeito de uma falha
potencial, para o cliente. A severidade é avaliada numa escala ascendente de
"1 a 10", em tabelas que descrevem o significado de cada grau. São
elaboradas respectivamente para estudos de FMEA de Projeto e de Processo.
Em
FMEA de Projeto, esse efeito é considerado sempre em relação ao cliente
externo, considerando-se no caso o
usuário ( direto e/ou indireto) desse produto ou serviço.
Em
FMEA de Processo, esse efeito é considerado em relação ao cliente interno e ao
cliente externo. Podem ocorrer efeitos de uma falha potencial em um ou em ambos
os casos. Ex.: uma falha potencial que porventura ocorra numa etapa de um
processo, venha a influir em etapas subsequentes (cliente interno), e/ou
durante a utilização do produto (cliente externo)
Causa da Falha
É
definida como aquela discrepância que deu origem ao modo de falha, quer em
projetos ou em processos.
Especificação
incorreta de material, instruções inadequadas, torque indevido ( alto ou
baixo), ajuste inadequado, peça montada errada, falta de exatidão nos meios de
medição, pessoal não treinado, etc.
Percepção
errada da necessidade do cliente, especificação incorreta do serviço, erro em
uma operação, comunicações erradas/ incompletas/ confusas, não observância de
uma característica especificada, pessoal não treinado etc.
IMPORTANTE:
Podemos ter várias causas para um mesmo modo potencial de falha.
É
indispensável que se analise a influência de cada uma na probabilidade de
ocorrência dessa falha.
Controles Atuais
São
aqueles que podem prevenir ou detectar na medida do possível, a ocorrência
do modo de falha, no projeto ou no
processo.
São
exemplos de controles de caráter preventivo: Instruções de trabalho, aplicação
do CEP, Treinamento, dispositivos à prova de erros, etc.
São
exemplos de controles por detecção: testes/ ensaios realizados durante o
projeto ou durante o processo, validação, testes de protótipos, inspeções,
auditorias, autocontrole no processo,
etc.
A
identificação desses controles é fundamental para o desenvolvimento dos itens
4.7 e 4.8.
Índice de Ocorrência (O)
É
um índice que avalia a probabilidade combinada de ocorrer a causa da falha e
dessa causa resultar o tipo de falha em questão. Essa probabilidade é estimada
em uma escala ascendente de "1 a 10", em tabelas que descrevem o
significado de cada grau.
São
elaboradas respectivamente para estudos de FMEA de Projeto e de Processo.
Nota:
O tipo de controle preventivo existente e sua eficácia, irá influir no
julgamento do valor a ser atribuído ao Índice de Ocorrência, daí a importância
de seu registro prévio.(conforme item 4.6)
Índice de Detecção (D)
É
um índice que avalia a estimativa dos controles atuais (de detecção) - tanto do
Projeto quanto do Processo - detectarem a falha em tempo hábil - isto é,
durante o desenvolvimento do projeto (FMEA de Projeto) ou durante o processo
(FMEA de Processo).
Devemos
assumir que a "Falha aconteceu" e estimar qual a probabilidade dos
controles dos controles existentes detectarem a falha.
A
Detecção é avaliada em uma escala descendente de "10 a 1", em tabelas
que descrevem o significado de cada grau. São elaboradas respectivamente para
estudos de FMEA de Projeto e de Processo.
Número de Prioridade de Risco (NPR) ou Índice de Risco ( ou RPN)
O
Número de Prioridade de Risco (NPR),
é determinado pelo produto dos índices de Severidade(S), Ocorrência(O)
e Detecção(D).
NPR = (S)
x (O) x (D)
Sua
finalidade é estabelecer prioridades na tomada de ações preventivas.
IMPORTANTE:
De modo geral, deve ser dada atenção especial quando a severidade é alta,
independente do NPR resultante.
Exemplo de formulário de FMEA:
IMPORTANTE:
Sempre é bom lembrar que o FMEA deve ser um documento "vivo" na organização, devendo ser revisado e atualizado a cada alteração de processo, ocorrência de não conformidade, alteração no produto ou, não ocorrendo nenhuma das anteriores em intervalos de tempo, visando a eficácia da ferramenta.
O FMEA como ferramenta para a melhoria contínua
Além da finalidade de avaliação e prevenção de riscos, o FMEA serve como uma ótima ferramenta para a gestão da melhoria contínua de processos.
Podemos organizar por ordem crescente os índices de RPN de determinado processo, facilitando a priorização de ações de melhoria, após a implementação das ações, podemos recalcular o RPN e verificarmos a eficácia das ações. A General Motors e seus fornecedores, adotam esta pratica em seu Sistema QSB (a Redução de RPN), reforçando em suas organizações a busca pela melhoria dos processos e a confiabilidade de seus produtos.
Por hoje é só....
Até mais pessoal.
Moisés Graboski
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